Curiosidades sobre a cerveja artesanal

A cerveja é uma bebida muito consumida no Brasil e no mundo, é considerada a terceira bebida mais popular, perdendo apenas para a água e o café.

Os ingredientes básicos da cerveja são: água, uma fonte de amido, uma levedura de cerveja para produzir a fermentação e o lúpulo. Atualmente está na moda produzir a própria cerveja em casa, de forma artesanal, seja para consumo próprio ou para presentear amigos e familiares. Observamos também, o surgimento de novos rótulos no mercado, criado por pequenos empreendedores. A sua produção exige várias etapas, como maltagem, brassagem, lavagem, fervura, fermentação, maturação, filtragem e embalagem.

As cervejas podem ser categorizadas de acordo com a aparência (escala de cores), aroma, sabor, sensação na boca, força e densidade. Existem inúmeros estilos de cerveja pelo mundo que são os classificados por um programa de certificação, o BEER JUDGE CERTIFICATION PROGRAM e são diferenciados pelo método de produção, pela cor, pelo aroma, teor alcoólico e pela região de origem. Vamos demonstrar um pouco sobre os principais estilos e suas características.

O estilo Lager é uma cerveja fermentada com uma levedura que trabalha em temperatura baixa ou com levedura em baixa fermentação e fica armazenada em cavernas ou adegas por longos períodos. A maioria possui sabor amargo. Algumas cervejas do estilo Lager são as chamadas Bock, Eisbock, Maibock, Schwarzbier, Pilsener.

O estilo Ale são cervejas fermentadas com uma levedura que trabalha em temperaturas mais elevadas. Usam a cevada maltada e por sua alta e rápida fermentação proporcionam um sabor frutado. Algumas cervejas Ale são as chamadas Mild (meio amargas), Bitter (amargas), Pale Ale, Porte, Stout.

Os tipos de copos usados, para apreciar essa bebida, são os chamados flauta, goblet ou cálice, tulipa, pint (becker, nonic, tumbler), pilsner, caneco (ou seidel, stein), weizen.

A John Somers possui uma belíssima caneca estilo alemã, a chamada seidel, que permite brindar com mais confiança que outros tipos de vidro, além de propiciar facilidade ao ato de beber e comportar muito volume.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: