Taças Bordeuax e Borgonha: essenciais à degustação de bons vinhos

A taça é um tipo de copo com aspecto cilíndrico e normalmente utilizada em ocasiões mais formais, por isso, em toda mesa posta, ela está sempre reinando, abrilhantando ainda mais os bons momentos. 

Sua função original é impedir que a mão entre em contato com o líquido, colaborando para a manutenção da temperatura. A sua anatomia é bastante simples e prática: possui um compartimento no formato cilíndrico, chamado de bojo, uma haste que permite segurá-la e uma base ou apoio que permite o sustento da peça.

Seu material de confecção é bastante variado, sendo predominante o vidro, porém há outras formas como metais, em especial, o estanho.

Origem:

A sua origem é bastante antiga. Reza a lenda que os povos romanos mais abastados já usavam colocar uma única taça de metal à mesa para uso de toda a família. Mas, com o aparecimento das técnicas de vidro, as taças de vinho mais próximas às que usamos hoje surgiram em Veneza, no século XIV em que também foi criado um tipo de vidro mais elaborado chamado de cristallo ou, em português, cristal.

A etiqueta da taça de vinho

Não se segura uma taça de vinho pelo bojo. O modo adequado é segurar pela haste ou pela base, permitindo manter a temperatura intacta, facilitando o movimento giratório e a liberação de componentes aromáticos.

Outro aspecto é a quantidade da bebida. Deve-se servir apenas 1/3 em relação ao tamanho do bojo para os vinhos tintos, ½ para os brancos e 2/3 para os espumantes. Dessa forma, facilitará girar a bebida sem derramar, permitirá o contato com o ar, a liberação dos aromas e evita a oxidação rápida.

Taças para degustação: bordeaux e borgonha

As taças bourdeaux e borgonha possuem formatos ideais para a degustação de vinho. Ambas têm os nomes em homenagem às famosas e tradicionais regiões vinícolas da França.

A taça bordeaux, também chamada de tulipa, possui um bojo grande e aro mais fechado e é ideal para vinhos encorpados. A taça borgonha é excelente à degustação de vinhos brancos e tintos complexos, como os clássicos, possui um formato de balão, arredondada e larga.

A John Somers possui uma linha completa de taças para vinhos e tem o modelo tradicional com bojo de cristal e também toda em estanho.

Não deixe de conhecê-las acessando nosso site com loja online: www.johnsomers.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: