Licores: Aromas e sabores milenares

No artigo do mês, vamos discorrer um pouco sobre uma doce e aromática bebida, que carrega uma história milenar, impregnada de fantasias e mistérios: o licor.

O licor é definido como uma bebida alcoólica doce de sabores diversos, agradável, com uma graduação alcoólica média que varia entre 20 e 50% do volume adicionado, mais um tipo de açúcar e saborizado com frutas, ervas, raízes ou outros.

Ao contrário de algumas bebidas milenares, como, por exemplo, vinhos e whiskies, os licores não costumam ser envelhecidos, porém precisam de um tempo de maturação até atingir o sabor ideal.

A sua origem é recheada de lendas e mistérios, uma delas refere-se a algumas curandeiras, que misturavam ervas e frutas para extrair poções do amor.  Reza a lenda que, também, usavam poções destinadas a curar males como os estomacais, os resfriados.

O fato é que pensadores da antiguidade deixaram registros sobre a destilação de líquidos aromáticos, contudo foi nos mosteiros dessa época que ocorreram os melhores registros. Nesses locais, misturas especiais foram pesquisadas e criadas por monges alquimistas. Surgiram, então, licores curativos e, ainda, deliciosas fórmulas que são apreciadas até hoje como o Bénédictine, Chartreuse e Amaretto.

Atualmente é muito consumido como um saboroso e aromático drink. Também pelos óleos essenciais em sua composição, é consumido como um tipo de digestivo, tomado após as refeições.

Sua fabricação é uma arte e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Em nosso país, os licores artesanais, produzidos no interior( por exemplo, o licor de jabuticaba), são muito valorizados, sendo uma tradição gastronômica. E, por falar em gastronomia, essa bebida é um clássico em tortas, bolos e principalmente em bombons.

O licor é servido em pequenas taças e, na John Somers, temos uma linha clássica composta de licoreiras e taças especiais de diversos modelos. Confira em nosso site que também funciona como um e-commerce: http://www.johnsomers.com.br

taça de licor

Licoreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: