Estanho: Uma história tão preciosa quanto o próprio metal

Para expressar sobre a estrela da casa, o Estanho, vamos começar pelas suas principais características. Relembrando os tempos de escola, o estanho é um elemento químico de símbolo Sn (derivado do latim Stannum) e possui o número atômico 50 na tabela periódica. É um metal de coloração prateada e não oxida facilmente, portanto muito resistente à corrosão.

Provém do mineral chamado cassiterita em forma de óxido de estanho. Sua metalurgia é antiga, foi usado na Idade Média como componente do bronze à produção de armas e utensílios, fato gerador de um importante desenvolvimento do comércio nessas civilizações.

 O metal, em sua versão pura, na liga chamada pewter, que contém, aproximadamente, 90 % do metal, passou a ser usado em meados de 600 a.C. No século XIX, tornou-se a matéria-prima de objetos decorativos e utilitários das famílias mais abastadas na Europa, sobretudo, Inglaterra e, também, no Brasil colônia.

O estanho é o 4º metal mais precioso de uso comum, depois de platina, ouro e prata e é usado por designers e artistas de empresas tradicionais que produzem peças de altíssima qualidade, por meio de processos milenares, como a John Somers. 

As peças artesanais de Estanho são sempre modernas, pois, além de belas são, de fato eternas, perduram por gerações e, muitas vezes, constituem herança de grande valor sentimental entre as famílias mais tradicionais. Esse metal é ainda usado na celebração do décimo ano de casamento, a famosa Boda de Estanho (10 anos), junto com as Bodas de Prata (25 anos) e Ouro (50 anos).

Em Tiradentes, Minas Gerais, venha conhecer nossa loja de fábrica ou acesse nosso site http://www.johnsomers.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: