A tradição dos chás e infusões

O chá e a infusão são bebidas originárias do Oriente, preparadas pela infusão de folhas, flores, raízes. Existe, porém um erro muito comum na definição do que pode ser, de fato, chamado de chá. A planta de chá é somente uma, ou seja, se o chá não for feito da planta Camellia sinensis não será chá e, sim, uma infusão.

A origem dessa bebida vem dos primórdios da China, mas somente se tornou conhecida no mundo após se popularizar em terras inglesas. No início do século XIX, tomar chá se tornou essencial à sociedade britânica, inclusive, por alguns anos, foi uma das bebidas mais caras do mundo. No Brasil, as primeiras mudas de chá chegaram, por volta de 1800, com os portugueses, todavia não se tornou um hábito em terras brasileiras.

Atualmente o Ocidente vem descobrindo, dia após dia, os benefícios dos chás e infusões, conhecidos pelos orientais como fonte de saúde e sabedoria. Cada tipo possui suas particularidades, sendo muitas reconhecidas e até indicadas por nutricionistas, para prevenir doenças como diabetes e colesterol, incentivar a perda de peso, prevenir envelhecimento ao combate dos radicais livre. E, assim como o café, alguns chás contêm grande quantidade de cafeína e, ainda, podem ser tomados pela manhã com a finalidade de aumentar o estado de alerta.

Veja alguns métodos benéficos e específicos de preparo  

 Infusão

Indicado para folhas, flores e partes aromáticas. Para realizar o processo, basta esquentar em média 1(um) copo de água para 1(uma) colher de sopa de erva e despeje a água sobre as ervas. Deixe em infusão por 30 a 60 minutos, pois o tempo necessário para a infusão varia muito, dependendo da erva. Jamais ferva a água do chá, sendo que a água muito quente, além de alterar o sabor, também, queima a folha e impede a retirada das prioridades.

 Decocção (fervura)

Caso particular de infusão, indicado para ervas com folhas mais grossas ou elementos como casca, raízes, caules. Para a extração do conteúdo, é necessário moer, esmagar ou cortar toda a raiz, casca e sementes antes de preparar a decocção. Isso permite mais área de superfície para as ervas liberarem suas propriedades.

 Maceração  

Nesse método, a planta ou erva é deixada em água fria até que a água adquira as propriedades da planta. Em alguns preparos, pode ser necessária a maceração da planta, para extrair as propriedades.

Depois de realizar alguns dos processos acima mencionados, você, certamente, vai precisar de um belo jogo de chá para completar o ritual. A John Somers possui uma linha completa que vai tornar este momento ainda mais prazeroso.

Acesse a loja online: www.johnsomers.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: