Aprenda a escolher um bom azeite

O azeite é um tipo de óleo vegetal extraído da maceração da azeitona, fruto das oliveiras. É um excelente produto, pois, em razão de mais de 70 compostos diferentes, presentes em sua composição, é capaz de adicionar sabor e aroma aos pratos, especialmente saladas. Além disso, é o único tipo de óleo que não é extraído de solventes químicos e, em sua versão extravirgem, é um grande aliado para a saúde.

Diferente do vinho, o azeite de oliva extravirgem  é melhor quanto mais novo for, suas propriedades são termo e fotossensíveis, podendo se oxidar na presença de calor e luz. Portanto, ao contrário do que se pensa, é importante dar prioridade aos produtos brasileiros que ficam disponíveis à comercialização mais rápido que os importados.

Para saber se um azeite é de qualidade, é necessário conferir a variedade, a data de fabricação e validade e a porcentagem média de acidez. Os melhores azeites são os extravirgens que possuem baixa acidez.

A acidez é uma propriedade diretamente relacionada aos ácidos graxos livres, e a baixa acidez do produto indica que as azeitonas estavam em perfeito estado ao serem beneficiadas. Quando possível, faça a degustação antes da compra, para averiguar se o azeite possui sabor rançoso, pois indica que o produto sofreu oxidação.

Os diferentes tons das cores estão relacionados ao ponto de colheita das azeitonas e às suas variedades. Por padrão, os consumidores compram azeites caracterizados em tons verdes-dourados, mas há outras tonalidades, como o amarelo que, nesse caso, foi extraído de azeitonas mais maduras.

Antigamente o azeite era produzido artesanalmente. Hoje existem diversos métodos mecanizados de extração e, por isso, os azeites são classificados como virgem, refinados, extra virgem e azeite comum.

Azeite de oliva virgem: obtido por processos mecânicos e chegam a apresentar uma grande taxa de acidez de até 2%

Azeite extravirgem: a refinação e correção dos defeitos é ainda mais completa. Assim sendo, para ser classificado como extravirgem, a acidez não pode ultrapassar 0,8%

Azeite comum: é obtido da mistura do azeite de qualidade inferior, inadequado ao consumo, obtido pela prensagem das azeitonas.

Saúde

Entre as diversas pesquisas e benefícios do consumo de azeite extravirgem, podemos destacar algumas propriedades, dentre elas, a de retardar a absorção de glicose, regulando o nível de açúcar no sangue. Também auxilia no emagrecimento pela presença de oleoylethanolamide, que age no intestino delgado, como um supressor do apetite, provocando sensação de saciedade.

O azeite, ainda, é rico em polifenóis, evitando a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. E tem a capacidade de reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) pela presença de gordura monoinsaturada, reduzindo assim o risco de infarto e AVC.

Curiosidades

1-            É possível cozinhar com azeite?

O azeite de oliva pode ser esquentado, em média, até 200º C sem perder suas propriedades benéficas ao organismo. Acima dessa temperatura, pode acabar com suas propriedades saudáveis.

2-            Variedades

A família das oliveiras inclui mais de 600 espécies diferentes. Calcula-se que existam 1.400 tipos diferentes de azeitonas no mundo.

3-            Maior produtor

Região do Mediterrâneo, especialmente Itália.

4-            Quantas azeitonas são necessárias para produzir azeite?

São necessárias, em média, 1500 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

Para todos os apreciadores desta iguaria, indicamos nosso porta-azeite. Uma peça com design diferenciado, capaz de dar um ‘up’ na sua mesa posta. https://www.johnsomers.com.br/mesa/jarrinha-para-azeite-ou-vinagre-p123a

PORTA AZEITE COM TAMPA: POLIDO OU FOSCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: